Imagem capa - Ensaio Fotográfico Newborn: eternize os momentos do seu recém-nascido por Essenziale Design Fotografia
Bebê

Ensaio Fotográfico Newborn: eternize os momentos do seu recém-nascido



Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia




Fotografar os filhos, em especial os bebês, é um forte desejo de grande parte dos pais.


Criança cresce muitíssimo rápido, o tempo é implacável neste sentido e fotografá-las é a maneira mais efetiva para eternizar todos os momentos e não perder nada de cada fase dos filhos. Partindo dessa vontade, surgiu o ensaio newborn, que é simplesmente o ensaio fotográfico feito nos primeiros dias de vida do bebê.


Sabemos como o recém-nascido é delicado e sensível, sendo assim, é de suma importância tomar alguns cuidados antes de decidir fazer as fotos.  É importante buscar referências do profissional que será o escolhido. Também é preciso reservar uma data com o fotógrafo antes mesmo de o bebê nascer, para não correr o risco de indisponibilidade de data.


O período ideal para fotografar o bebê é dos 5 aos 15 dias de vida. Esse período é possível contar com toda a flexibilidade e sono profundo do recém nascido.







     Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia





Algumas coisas poderão ser decididas antes do ensaio, no entanto outras só acontecem a partir das condições do recém-nascido no momento das fotos. É imprevisível estabelecer, quais e quantas poses poderão ser realizadas durante o ensaio fotográfico. Tudo depende do bebê, muitas vezes uma pose é idealizada, mas nem sempre o bebê permite. Sendo assim, é de suma importância que os limites do bebê sejam respeitados.


Com relação ao local do ensaio, é muito importante a escolha dele previamente, mas pode variar. Alguns fotógrafos realizam as fotos no estúdios, outros fazem na casa do bebê. A grande vantagem em se fazer o ensaio na casa do bebê é que é mais cômodo para a mãe e é o ambiente em que o que bebê está acostumado, sendo assim, ele não sai da rotina. No estúdio existe a vantagem dos cenários mais elaborados, pois o local já é preparado para o ensaio, a luz é própria e o espaço já é pensado no ensaio. Nós, da Essenziale Design Fotografia realizamos os dois tipos de ensaio, em nosso estúdio ou na casa do cliente, estudando caso a caso e realizando o que for melhor para cada bebê.






     Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia





O ensaio tem a duração variável, conforme a reação de cada bebê. Assim, se o recém nascido é mais tranquilo e dorme mais facilmente, a tendência é um ensaio mais rápido, caso ele seja mais agitado e durma menos ou não durma, o ensaio tende a demorar mais. Devem ser observadas também as pausas para as mamadas, as limpezas e trocas de roupas e fraldas (quando for o caso), tudo realizado com muito respeito ao bebê que acabou de chegar.


A produção fica sempre por conta do profissional contratado. Quando os pais fazem contato com o fotógrafo, é sempre analisado qual tipo de cenário eles mais gostam, que cores mais agradam, sendo mais fácil direcionar os materiais. O profissional é responsável por providenciar todo o material do ensaio, mantas, fundos, cestos, etc; enquanto os pais providenciam chupetas (quando for o caso), e algum acessório que seja do agrado do recém nascido.


O valor de um ensaio newborn varia muito dependendo do profissional contratado, do número de fotos que serão entregues, da forma que as fotos serão entregues (seja em álbuns, fotografia digital, DVD, pendrives, etc) e também se será realizado em estúdio, ou na casa da família. Os valores dos profissionais mais conceituados do mercado costumam variam entre R$ 1200,00 a R$ 2000,00, podendo ser ainda maior, de acordo com o pacote contratado. 






     Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia





O ensaio é altamente seguro para o recém-nascido, mas alguns cuidados devem ser tomados e os limites do bebê devem ser respeitados sempre. O maior risco é contratar um profissional não qualificado para realizar este tipo de ensaio, já que o ensaio newborn exige conhecimento específico para tal.


Portanto, ao decidir realizar um ensaio newborn, certifique-se que o profissional tem experiência nesse tipo de ensaio e se possível busque referências. Vejam alguns de nossos trabalhos aqui!


Geralmente,  o ensaio newborn é realizado a partir do 5º dia de vida até o 15º. Mesmo dentro desse período, quanto mais cedo melhor, pois esse é o período quando o sono deles é mais profundo e as cólicas normalmente ainda não apareceram.










Você quer fazer um ensaio deste com o seu bebê ou bebês? Fale com a gente


Tratamos o seu bem mais precioso com toda atenção e carinho que ele merece.


Peça seu orçamento!