Imagem capa - Fotos e Vídeos de Parto - Uma lembrança para ser registrada [Atualizado 2020] por Essenziale Design Fotografia
BebêGestação

Fotos e Vídeos de Parto - Uma lembrança para ser registrada [Atualizado 2020]

Fotografia e vídeos de parto são modalidades de registro do momento do nascimento. 


Agradam muito algumas pessoas e outras não... é realmente um tema que divide opiniões, mas não se pode negar que é um registro documental que tem sua magia, e que tem muita importância, pois será carinhosamente guardado e é extremamente marcante para sempre!


É algo tão único, tão lindo, que é difícil imaginar um momento tão perfeito quanto o nascimento de um ser humano. 


O primeiro suspiro fora da barriga da mãe, o primeiro chorinho, a emoção dos pais quando olham o seu filho pela primeira vez e derramam lágrimas..., são sensações extremamente importantes e que precisam ser registradas, afinal não é justo o pai ter essa incumbência, pois ele também precisa viver esse momento, ele merece poder conhecer o seu filho sem ficar preocupado em fazer fotos, ou a filmagem do que está acontecendo. 


Sem contar que o resultado nunca é o mesmo, pois o registro não ficará 100%, as emoções estão muito à flor da pele!



Primeiro contato entre mãe e recém-nascido, em Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rosário - São Paulo/SP

Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia




O papel do fotógrafo de parto é ter o tato e saber alternar os raros momentos que pode dar apoio e os momentos que deve ser totalmente invisível! Ele está lá "somente" para registrar e documentar, pois não é um tipo de fotografia que se interfere, que se mexe, ou dirige.


A responsabilidade de documentar um parto, o registro em foto e vídeo de cada emoção, detalhes que não podem ser perdidos, desde a apreensão e "os nervos à flor da pele" de Gestante e demais parentes, entre outros detalhes, como até mesmo o medo do bebê chegar "antes do previsto"...


Falando em "antes do previsto", importante saber que o Trabalho de Parto tem várias etapas, que você pode conhecer em nosso Vídeo-Artigo: FASES DO TRABALHO DE PARTO - VOCÊ CONHECE?


O Parto é sempre registrado com pouca luz, ou seja, a luz que se tem no ambiente (não cabe manipulação da iluminação neste momento). 


Tudo acontece muito rápido e o fotógrafo sempre fica ali no cantinho, só esperando o momento em que poderá chegar mais perto para também conhecer o bebê e poder registrar tudinho mais de perto, porém com um olhar diferenciado, que os papais envolvidos nessa explosão de emoções, jamais poderiam ter!




Primeiro contato de mãe e avó com o recém-nascido, em Casa Angela: Centro de Parto Humanizado - São Paulo/SP

Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia




Houve uma época em que o registro fotográfico de parto era extremamente caro e além disso, as pessoas tinham vergonha de contratar um profissional para registrar momentos assim... mas hoje temos o privilégio de viver em um momento em que todos podem ter um fotógrafo no sublime momento do parto, e, especialmente, poder ficar totalmente à vontade com isso, pois nada será feito de maneira a deixar a cliente constrangida. O foco principal é o nascimento e isso é extraordinário, pois não se nota se a mãe está cansada ou com olheiras, ou descabelada, pois o que verdadeiramente importa naquele momento é a vida que começa, e toda a emoção de poder compartilhar isso é fabulosa!


Agora, por mais que seja extremamente prazeroso fazer parte do milagre da vida e poder escrever e eternizar uma história por intermédio de nossas lentes, toda ansiedade e emoção que o momento carrega não podem desviar o foco de saber exatamente quais registros não se pode deixar de fazer no dia do nascimento do bebê. 


Outro detalhe importante que requer técnica e tato do profissional fotógrafo, é captar momentos tanto de parto normal, parto humanizado, ou parto cesárea; extraindo essa beleza tão sublime de forma documental, porém sem ser agressiva ou mesmo vulgar.




Recém-nascido ainda ligado ao cordão umbilical e placenta, em Casa Angela: Centro de Parto Humanizado - São Paulo/SP


Fotografia: Ana Paula Germano - Essenziale Design Fotografia



Pais, não deixem de registrar cada momento único dos seus filhos e quem sabe, começar já no registro de fotos e vídeos do parto?


Se todos os momentos felizes normalmente são fotografados, verdadeiramente qual motivo leva a crer que o registro do nascimento de um filho, não seja um dos mais importantes?


O tempo passa muito rápido e só o que fica são as lembranças, e ter lembranças assim, feitas por profissionais, tornam tudo ainda mais especial.


Ficou com dúvidas? Leia o Artigo: Fotografia de Parto — 18 TOP Perguntas que te farão contratar um Profissional, que te dará respaldo para decisão.



Viva esse momento e deixe o registro com a gente. Seu filho merece essa lembrança!


Entre em CONTATO agora mesmo!