Salário-Maternidade: INSS terá que pagar gestantes demitidas sem justa causa

779
2min de leitura

Salário-Maternidade: INSS terá que pagar Gestantes demitidas Sem Justa Causa

Atendendo pedido feito pela Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA), a Justiça Federal da Bahia, determinou (em caráter de liminar) que o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, imediatamente arque com o salário-maternidade a trabalhadoras dispensadas sem justa causa durante a gestação. A liminar concede o benefício a seguradas que atendam às exigências legais e tenham feito pedido por via administrativa da Bahia.

A Defensoria Pública acolheu diversos casos em que o INSS negou pedido de pagamento retroativo do benefício a mulheres demitidas durante a gravidez com violação à estabilidade prevista em Lei, conforme a Constituição Federal. A gestante tem estabilidade provisória, desde a confirmada gravidez até cinco meses após o nascimento da criança. O INSS alega que o salário-maternidade tem natureza trabalhista e não previdenciária, cabendo ao empregador responsável pela violação da devida estabilidade da gestante, arcar com os custos do pagamento do benefício em epígrafe. Conforme relatado pelo Defensor Público Federal Átila Dias, tais justificativas apresentadas pelo INSS não são providas de amparo jurídico, visto que a Previdência e Seguridade Social, busca antes de qualquer coisa, o amparo e proteção à maternidade. “Cabe ao empregador apenas cumprir a obrigação acessória de adiantar o valor do benefício e, em razão disso, na hipótese em que a segurada recorra à Previdência Social, o INSS não pode se esquivar dos seus deveres legais, justificando uma violação de terceiro”, citou o defensor Átila Dias.

Foto: Essenziale Design Fotografia

Cabe lembrar que em relação à segurada desempregada, a matéria foi regulamentada no parágrafo único do artigo 97 do Decreto nº 6.122/07, e conforme ainda cita o defensor, o direito/benefício em questão tem forte amparo e foi reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU - Organização das Nações Unidas, entre outros. 

A presente decisão é da Juíza Federal Roberta Dias do Nascimento Gaudenzi, da 4ª vara Federal de Salvador. “Muito embora a empregada gestante tenha proteção contra a dispensa arbitrária e que haja obrigação legal de o empregador pagar o salário-maternidade, não resta afastada a natureza de benefício previdenciário do salário-maternidade, não havendo motivo para que se dispense o INSS do seu pagamento”, argumentou a juíza na decisão.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br

Foto: Essenziale Design Fotografia

E você, futura mamãe? Passou ou está com receio de passar por esse infortúnio? 

Conhece quais são os Direitos Trabalhistas da Gestante? Comente aqui!

Aproveitamos para lembrar, que se desejar nossos serviços de fotografia; tanto para o Ensaio Gestante, Fotografia de Parto, Ensaio Newborn (recém nascido) e/ou acompanhamento da gestação ou do primeiro ano do bebê, pode comentar aqui ou entrar em contato.

Será um prazer para nós da Essenziale Design Fotografia, fazer parte dessa bela história de amor!

Salário-Maternidade: INSS terá que pagar gestantes demitidas sem justa causa

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

acompanhamento Bahia demissão direito da gestante direito da gestante no trabalho direito da gestante no trabalho 2019 direito da gestante no trabalho 2020 direito do trabalho direito trabalhista gestante DPU essenziale design essenziale design fotografia gestação gestante gestante tem direito a algum beneficio do governo gestante tem direito a salario maternidade mesmo desempregada gravidez INSS licenca maternidade newborn ONU parto salário maternidade

Quem viu também curtiu

23 Dicas para um Ensaio Gestante inesquecível!

Dicas para fazer uma Criança Sorrir na hora das Fotos

Fases do Trabalho de Parto - Você conhece?